Blogger news

terça-feira, 17 de abril de 2012

EDSON JUNIOR POR COMPLETO




MARAKFEST- Olá Edson Júnior é um prazer receber você aqui somos do blog marakfest, um dos blogs mais acessados e acessados pela juventude coisa que não víamos a algum tempo, mas está crescendo, somos um blog ainda em crescimento a situação está sendo favorável a juventude e a população de mais idade também,  Bem Edson sabemos que você já é muito querido pela população de Maracaçumé, uma pessoa importante em todos os meios, mas qual a importância desse “ser querido”  pela população de Maracaçumé pra você, qual sua visão sobre isso?
EDSON JUNIOR- Bom Fernando, marakfest em geral eu cumprimento todos vocês em primeiro a tua pessoa e queria primeiramente dizer a todos que a internet hoje se faz presente no mundo todoe em Maracaçumé só se torna contagiante quando vocês colocam notícias na rede por que todo mundo quer saber o que está acontecendo em Maracaçumé isso é online e no momento que acontece as notícias, parabéns a vocês por isso. Em Maracaçumé a política já vem crescendo a apenas 16 anos que é a idade do município e hoje nós estamos a 165 dias da eleição durante esse período as pessoas vem amadurecendo e discutindo os problemas da cidade e por incrível que pareça o jovem é quem mais se preocupa não talvez com o futuro da cidade, mas com o futuro dele mesmo que a cidade prepara e nós políticos, nós lideranças devemos respeitar a opinião e ouvir os jovens para saber o quê eles desejam para o futuro, que tipo de cidade que eles querem então a minha formação, a minha educação permite ouvir, permite respeitar, permite valorizar o que cada um diz o que cada um sente para poder subir no palanque e dizer exatamente aquilo que o jovem, o adulto e o idoso, as mulheres e as crianças querem ouvir, a esperança que eles querem transformar em realidade dita no palanque por alguém que convive com eles no dia-a-dia.
MARAKFEST- Sabemos que você é o vice-prefeito da cidade de um município que é um município bem visto por algumas coisas e mal visto por outras, inclusive pela atual administração ou pelas administrações passadas, comenta-se na cidade que você almeja passar de vice-prefeito da cidade para prefeito da cidade almeja uma candidatura e queremos saber qual o proposito desta candidatura em prol de Maracaçumé?
EDSON JUNIOR- Hoje eu sou o atual vice-prefeito da cidade de Maracaçumé, eu não sou o vice-prefeito do prefeito, nosso grupo político fez uma aliança um acordo político para que a gente conseguisse mudar a realidade de Maracaçumé da gestão anterior, nós não concordávamos com a forma que a cidade estava sendo tratada e desde a última eleição nós queríamos mostrar para a população uma nova realidade, infelizmente a política depende de informações, de dados e principalmente de voto, nas pesquisas da última eleição o atual prefeito estava na minha frente e nós tomamos uma decisão inteligente, uma decisão respeitosa em apoia-lo para que nós conseguíssemos mudar a realidade que estávamos sofrendo, nós não teríamos condições sozinhos de ganhar a eleição do gestor anterior, nem atual prefeito teria ganho a eleição se nós não tivéssemos apoiado ele, nós tomamos uma decisão madura em grupo que mudou  a realidade de Maracaçumé por apenas 292 votos nós tiramos o prefeito que estava no mandato com o apoio popular muito grande, mas com uma administração muito rejeitada, infelizmente o prefeito que subia no palanque junto comigo e  que segurava no meu braço e dizia que eu ia estar ao seu lado na administração e muitas pessoas, muitos jovens inclusive acreditavam que através de mim conseguiriam influenciar a administração para que a gente contribuísse de alguma forma com uma gestão melhor, infelizmente na hora que o prefeito assumiu o primeiro passo que ele deu foi se distanciar do vice-prefeito, nem direito a uma cadeira dentro da prefeitura nós temos, então desde do início nós rompemos politicamente com o atual prefeito não concordamos com a forma que ele está tratando o povo, embora ele tenha demonstrado algum interesse em querer fazer algum trabalho pela cidade, mas sem concluir nenhum, então a gente verifica que ele está perdido no que está fazendo e a cidade esta precisando de um gestor público que saiba o que vai fazer eu garanto a vocês que dos atuais pré-candidatos a prefeito de Maracaçumé o único que tem capacidade de transformar sonho em realidade é quem tem conhecimento para colocar as coisas em prática e eu não vejo no atual prefeito condições para que ele se mantenha no cargo e nem de que o ex-prefeito volte a tomar conta da cidade.
MARAKFEST- Edson muitos tem curiosidades sobre você, curiosidades sobre o que é o Edson Junior, um rapaz, um jovem politico de grandes ideais, um jovem politico de grande formação, de grande capacidade ou uma pessoa que não será capaz de governar Maracaçumé, como muitos já se disseram capazes e quando chegaram se depararam com a situação de uma cidade onde tem uma população atuante, ativa que não fica parada e nem quieta em certas situações em que a administração não faz coisas que convém a população, não faz coisas que convém ao melhor crescimento da cidade, você se define como?
EDSON JUNIOR- Fernando a política não é o que queremos, a politica é o que a população deseja às vezes nós vemos no candidato o retrato, uma imagem que pode nos enganar muito, todos os políticos que se apresentam a população só mostram o lado bom deles, mas o eleitor, o cidadão tem obrigação de investigar a capacidade e a vida dos políticos, nós tivemos recentemente a aprovação da Lei da Ficha Limpa que eu acho ser o primeiro passo para que qualquer cidadão possa julgar os políticos se eles primeiro tem a ficha limpa, primeiro se ele tem condições de administrar o município, o que ele já fez na vida, qual a capacidade que ele tem para poder governar, será que o dinheiro não vai subir na cabeça do candidato quando ele entrar na prefeitura, então nós entramos na política com um espaço deixado pelo meu pai na família, nós sempre participamos ativamente da politica estudantil através de diretórios acadêmicos, grêmios, união nacional do estudante, mas nós não entravamos na vida da política partidária, nessa política de partidos, por que nós ficávamos na televisão apenas assistindo e criticando muito desses políticos que entravam na televisão na frente da gentesó para mentir, só que a gente atrás de uma televisão, a gente sentado assistindo apenas ouvindo os políticos falarem não vai mudar a realidade da politica é preciso que cada um que não acredite no político mentiroso, que não acredita no falso politico entre na politica pra mostrar qual a é a politica que ele quer mostrar, que ele quer fazer, nós não podemos ficar apenas batendo palma porque o prefeito entrou no cargo sem dinheiro e saiu com fazenda, com carro novo, uma égua de 280 mil reais, de que adianta nós apenas batermos palmas e ficar criticando nós temos é que mostrar o quê que nós podemos fazer e eu acredito sinceramente pela minha vida, pela minha história que está publica, eu sou um homem publico, todos sabem que eu respeito o rico, o pobre, o negro, o branco, gordo, magro, alto, baixo...não tenho preconceito nenhum de religião, acho que cada um deve ter sua opção sexual, a nossa vida social ela tem uma divergência muito grande nós temos que saber respeitar isso e eu acho que a base para que um governante possa cumprir os compromissos feitos em campanha é principalmente que ele tenham o sentimento que o povo está querendo, de nada adianta nós eleitores, falando como eleitor, elegermos, votarmos em candidatos apenas pela sua figura, apenas pela sua imagem sem termos a preocupação de avaliar a vida pregressa, de avaliar a capacidade e verificar principalmente o seu comportamento, como é que é o comportamento daquele candidato perante as pessoas mais humildes e perante as pessoas mais poderosas...há diferença, há distinção, então eu me vejo como um candidato autentico, eu me vejo como um candidato preparado, eu me vejo como um candidato que tem acesso a todos ninguém tem dificuldades para falar comigo muito pelo contrário e que o dinheiro não muda minha cabeça, o poder não muda meu comportamento muito pelo contrario se eu tiver oportunidade que eu desejo de mudar Maracaçumé eu tenho certeza que a população não vai se decepcionar.
MARAKFEST- A nossa saúde e educação geralmente está precáriae como seus planos de governo são todos excelentes e você está acompanhando como atual vice-prefeito do município, a respeito desses assuntos, sobre a cidade, sobre a saúde sobre todas nossas dificuldades que nosso atual prefeito não está conseguindo manter a base, o que você tem a comentar a respeito da saúde e da educação?
EDSON JUNIOR -Eu vou separar dois pontos primeiro a questão da educação, a educação o governo federal conseguiu mudar a realidade da educação nos municípios do Brasil quando ele criou o FUNDEB e através do FUNDEB recursos estão indo para os municípios direcionados apenas para a educação, Maracaçumé recebeu no ano de 2011 mais de 27 milhões de reais nos quais mais de 10 milhões foram só para a educação e que a gente ver é que a educação que nós queremos para os nossos filhos, para os nossos companheiros, para os nossos amigos  ou para aqueles querem crescer não é a educação que poderia ser oferecida com os recursos que estão sendo colocados a disposição, o governo deu um novo piso salarial aos professores a prefeitura custa repassar esse piso salarial o governo obriga que o prefeito gaste no mínimo 60% do FUNDEB com o magistério e o prefeito não gasta os 60% com o magistério não redistribui esse valor para os professores, quando redistribui é com um ano de atraso a gente não sabe o que é que ele está fazendo com esse recurso, mas eu garanto a vocês que a educação em Maracaçumé tem recursos suficientes para se fazer tanto uma transformação na educação como também no esporte e na cultura que fazem parte da educação, nós não temos no município uma secretaria de cultura, nem uma secretaria de esporte que estão vinculados a departamentos da secretaria de educação se eles estão vinculados a secretaria de educação  significa que os recursos da educação podem ser usados para incentivar a cultura e o esporte, se existe um colégio com uma área anexa que pode ser construído um ginásio pode ser utilizado recursos do FUNDEB para construir esse ginásio, se existe uma área disponível para ser construída uma escola com uma área anexa para construir ou seja um teatro ou para uma área de cultura pode ser utilizados recursos do FUNDEB, ninguém sabe o que é que o prefeito está fazendo com os 40% do FUNDEB que correspondem a mais de 4 milhões de reais. Com relação a saúde, a saúde de Maracaçumé ela não atende se quer a atenção básica nós trabalhamos hoje apenas com as unidades de PSF- programa de saúde da família que é de transferência do governo federal, nós temos uma UPA uma unidade de pronto atendimento colocada pelo governo do estado em perfeitas condições de instalação que só funciona por incompetência do gestor publico municipal que não deseja colocar e nem pagar médicos e comprar medicamentos para atender a necessidade da população até hoje se existe alguém sem atendimento de saúde em Maracaçumé é culpa exclusiva do gestor municipal que não coloca o hospital para funcionar o hospital já está pronto, autorizado para funcionar e o gestor público não quer pagar os médicos para trabalhar essa é a realidade da saúde de Maracaçumé.
MARAKFEST - Edson você tocou em assunto muito bem esquecido na nossa cidade, cultura, sabemos que a cultura é alma de todo povo, é alma de uma nação e principalmente no Brasil a cultural é algo que atrai turistas, atrai pessoas e admiradores para que o Brasil cresça, em Maracaçumé são dois anos em sequencia que não há arraial junino, que não há quadra junina e nesse atual ano o carnaval também por incrível que pareça foi esquecido pela atual administração, sabemos que só temos uma associação cultural na cidade  que pela primeira esteve em São Luís, foi uma sequencia de quatro apresentações o qual você os apoiou de forma presencial, esteve lá presente, atuante a frente ajudando a juventude a levar a cultura e o nome de Maracaçumé a frente. Você tem grandes planos para a cultura local?
EDSON JUNIOR – Não existe história de uma cidade, história de um povo sem reconhecimento da sua cultura, a cultura de povo é quem retrata a sua história desde a antiguidade quando o homem das cavernas riscava as paredes através de símbolos para mostrar os seus sentimentos, pra mostrar o seu trabalho nós construímos a história da humanidade através destes riscos na parede, então hoje a cidade de Maracaçumé que é uma das mais agitadas da BR, é das cidades que mais cresce ao longo da BR, Maracaçumé mereceuma atenção especial em relação a cultura principalmente porque nossa formação histórica vem de uma cultura...de uma cultura indígena, de uma cultura popular, então se nós não resgatarmos essa nossa cultura, não valorizarmos o trabalho dos nossos jovens, o trabalho que aparece no meio artístico o que é que nós vamos contar na história de Maracaçumé, o quê vai ficar para contar...vida de político? Contar vida de comerciante, então à população de Maracaçumé que atingiu quase 20 mil habitantes hoje, se tiver 10% de comerciantes é muito a grande população está a margem disso, os políticos se você conferir agora serão 11 vereadores e 01 prefeito e a população vai contar o que para seus filhos para suas gerações seguintes, o carnaval não apenas uma festa pagã é uma festa cultural independentemente de religião o carnaval se faz presente no calendário nacional, então alguma das maiores atrações do carnaval da história do Brasil é o carnaval do Rio de Janeiro e o carnaval de São Paulo e nós estamos esquecendo o carnaval de rua de Maracaçumé, Maracaçumé tinha carnaval anteriormente, tinham pessoas que queriam se reunir para poder extravasar as sua alegrias naquele momento de calor para poder participar da sociedade se nós não tivermos essas atividades o jovem de Maracaçumé não vai ter o que fazer e vai corre para outras atividades, não vai ter uma quadrilha para brincar, não vai ter um bloco de carnaval para se enturmar, quanto mais um esporte para se divertir, então quando eu vi que o atual gestor não daria nenhum apoio, nenhum incentivo para a cultura de Maracaçumé, para o carnaval de Maracaçumé, para o São João de Maracaçumé que inclusive a área de lazer que tinha definida para o São João ele destinou a construção de uma creche, nós não temos nada contra uma creche, mas desde que fosse destinado  outro espaço para o incentivo da cultura e simplesmente a soube que não iria ter mas carnaval, que iria ter mas São João e eu sinceramente como cidadão e não foi  como politico me empenhei para que a quadrilha Caboclos Tupi estivesse em São Luís se apresentasse por que eu vejo a diferença da cultura de Maracaçumé com a cultura de São Luís, então eu queria mostrar para a cidade de São Luís a capital do estado que num lugar distante a oeste do país, esquecido, nós tínhamos uma cultura diferente, se você consultarem a forma como a Caboclos Tupi se apresenta a quadrilha é organizada de uma forma totalmente diferente das quadrilhas  apresentadas em São Luís e eu queria que a  população conhecesse o trabalho, valorizasse essa cultura e quem sabe não desse um apoio maior para Maracaçumé através do governo do estado já que a prefeitura não poderia dar nenhum incentivo, então a nossa preocupação foi sinceramente com cidadão de não deixar esquecer a nossa cultura, como político na qualidade de prefeito de Maracaçumé nós vamos criar espaços para apresentações continuas tanto para tanto de quadrilhas, de blocos, de capoeira...eu tive um grupo de capoeira que me pediu apoio a gente tentou incentivar, mas por falta de espaço eles não conseguiam se reunir, então nós precisamos dar incentivo pra isso para que o jovem sai das drogas, para que o jovem saia da prostituição, para que o jovem ao terminar sua escola  ele procure outro meio de ganhar a vida que não seja a “vida fácil” então eu acho que através da cultura nós podemos mostrar os nossos valores e a nossa história.
MARAKFEST-Edson vamos fazer uma rapidinha com você, é uma coisa bem famosa que a Xuxa deixou pra gente e a gente gostou e vamos fazer com você, nós falamos e você responde com apenas uma palavra.
Maracaçumé pra você:
Futuro
A prefeitura pra você:
Meio
A saúde de Maracaçumé:
Necessidade
A Educação de Maracaçumé:
Respeito
A cultura local:
Valor
A juventude que está presente:
Esperança
Deus:
Tudo
Edson nós agradecemos a sua disponibilidade foi um prazer pra gente nós que somos um blog jovem e conhecido por ser um blog de personalidade que não é atrelado à política, não atrelado a nenhum meio político, somente a juventude, escrevemos para a juventude e desde muito tempo almejávamos essa entrevista, uma entrevista que não foi pensada por nós, foi pedida por quem acessa o blog assim como vamos fazer essa entrevista com vocêiremos entrevistar os outros se eles nos permitirem, agradecemos e queremos que você deixe suas considerações finais.
EDSON JUNIOR- Fernando eu sou um leitor assíduo do blog eu acompanhei a ultima pesquisa que vocês fizeram e que identificou o Edson Junior como um candidato mais inteligente segundo os blogueiros e eu faço questão de ressaltar pra vocês que a inteligência sem obra não é nada e eu quero através da prefeitura realizar as obras que minha inteligência permitempara que a população reconheça que um politico depende do povo a cidade tem o politico que o povo escolhe e eu desejo que as pessoas analisem com mais cuidado não pense no imediatismo apenas nos seus benefícios individuais que são atendidos em campanha, mas que pensem e reflitam sobre a necessidade da população, a necessidade de cada filho de Maracaçumé ter a oportunidade de trabalho, de cada filho de Maracaçumé nascer em Maracaçumé, nós precisamos de uma maternidade urgente para que eu possa  dizer que uma mulher gravida vai dar luz dentro da nossa cidade e não precise sair correndo para Governador Nunes Freire ou para qualquer outra cidade vizinha eu queria ter orgulho de dizer que Maracaçumé vai ter uma universidade isso vai depender muito da vontade do povo e essa vontade é quem tem que ser transformada em realidade através do voto pra isso  eu peço que cada um dos eleitores reflitam sobre as necessidades de transformar a política de Maracaçumé, do Maranhão e do Brasil.

Um comentário :

  1. as poucas palavras q foram colocada nesta entrevista são as realidades de Maracaçumé. precisamos de um gestor que trabalhe pela cidade e que cuide o povo também. e eu acho que Edson Junior está preparado para Administrar nossa cidade. e vcs do blog marakfest estão de parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao Marakfest, sinta-se à vontade em seus comentários!